O café:
O café que apresentamos esse mês é da variedade Geisha, método de processamento natural, safra 2022/2023 do produtor Guima Café. Possui fragrância/aroma de licor de cereja e morango, sabor de vinho, licor de cereja, espumante, morango e melaço, acidez tartárica e cítrica, corpo licoroso e finalização longa. Pontuação final com base em laudo emitido por um licensed Q-Grader - 87 pontos.
O café é também certificado na origem pela Regenagri®, que certifica o café de agricultura regenerativa. Essa certificação avalia o cultivo e a preservação ambiental das lavouras, o compromisso com a produção consciente e responsável, além da redução significativa de insumos químicos, melhoria da qualidade do solo, produção de alimentos de melhor qualidade, equilíbrio de todo o bioma e aumento do sequestro de carbono.
Fazenda: São Lourenço e Brasis
Município: Varjão de Minas - MG
Altitude média: 1020 metros
O produtor:
Localizadas desde 1978 em Varjão de Minas, na Região do Cerrado Mineiro, as fazendas Guima reúnem seus terroirs e variedades distintos para formar o Guima Café. Com uma gestão feminina, nossas fazendas incentivam o consumo ético, aplicando boas práticas agrícolas, pesquisa, inovação, muito capricho e respeito a toda a cadeia de valor através de atitudes sustentáveis. A busca pela excelência, por meio da produção de cafés de alta qualidade e perfis sensoriais surpreendentes, deu origem a uma cultura muito forte, cheia de propósito e dedicação.
A região:
A Região do Cerrado Mineiro é uma origem de produção de cafés de alta qualidade reconhecida mundialmente, sendo a primeira "Denominação de Origem" no Brasil, localizada no noroeste do estado de Minas Gerais. É uma origem produtora de cafés que nasceu e se desenvolveu por meio da diversidade e unidade, do pioneirismo e empreendedorismo. As plantações de café são cultivadas em áreas com altitudes variando entre 800 metros e 1300 metros, resultando em cafés de alta qualidade com uma identidade única. A Região do Cerrado Mineiro compreende 55 municípios, conta com 4.500 produtores, produz em média 6 milhões de sacas anualmente, a área de produção totaliza 234 mil hectares e a área certificada totaliza 102 mil hectares.
https://intranet.cerradomineiro.org/trace/index.php/trace/torrado/cod/1956