O café:
O café que apresentamos esse mês é da variedade Catiguá MG2, método de processamento cereja descascado, safra 2023/2024, do produtor Sérgio Meirelles Filho. Possui notas de abacaxi, laranja, tangerina, limonada, acidez cítrica, corpo sedoso e finalização limpa. Pontuação final com base em laudo emitido por um licensed Q-Grader - 86 pontos.
Fazenda: Alvorada
Município: Aricanduva - MG
Altitude média: 1100 metros
O produtor:
Sergio Meirelles Filho nasceu em 1960 na cidade de São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais, mas logo se mudou com a família, pois seu pai tinha o objetivo de plantar café e encontrou no Norte do Paraná uma região ideal para o plantio. Em 1962, uma grande geada atingiu as lavouras produtivas do Paraná e fez com que sua família retornasse ao Sul de Minas. Assim que retornaram, seu pai encontrou outra fazenda para continuar produzindo café. Depois de algumas colheitas bem sucedidas, mais uma vez a geada atingiu a produção, dessa vez fazendo com que a família seguisse para o norte do estado, mas sem desistir do café. Encontraram no Vale do Jequitinhonha um ambiente ideal para produção de café. Criaram raízes e nunca mais saíram dali. Em 1992 montaram uma das primeiras torrefações de café da região, mas em 2009 foi o ano em que tudo mudou. Cederam uma área da fazenda para que a EPAMIG realizasse testes e desenvolvesse novas variedades de café. Seu propósito hoje é levar cafés especiais de suas fazendas para todos os apreciadores e especialistas de café, com o objetivo de ajudar na transformação e desenvolvimento do mercado do café.
A região:
A Região da Chapada de Minas está situada no nordeste do Estado de Minas Gerais. A área demarcada abrange 22 municípios. Por suas especificidades de solo, altitude e clima, o terroir apresenta características singulares, favoráveis à produção de cafés de alta qualidade. A região vem se despontando como uma importante fronteira de produção de café do país - reflexo do cuidado especial e do trabalho dos produtores da região, fruto de um esforço iniciado há mais de 40 anos. Nesse período, a cafeicultura se tornou parte da história da região e uma importante fonte de geração de valor para os produtores, impactando direta e indiretamente na vida de milhares de famílias. Conta com 5.800 produtores, 30.000 hectares de área plantada, produz em média 400.000 sacas de café por ano e gera 20.000 empregos diretos e indiretos.
https://cafevarietal.rds.land/cafe-varietal-variedade_catigua