O café:
O café que apresentamos esse mês é da variedade Catiguá Vermelho, método de processamento natural, safra 2023/2024, da produtora Maria Aparecida Fernandes Pires Ruiz. Possui aroma de mel, sabor de frutas amarelas, rapadura, açúcar mascavo, laranja e limão, corpo cremoso, acidez cítrica alta e finalização longa e persistente. Pontuação final com base em laudo emitido por um licensed Q-Grader - 87 pontos.
Fazenda: Nossa Senhora Aparecida
Município: Coromandel - MG
Altitude média: 1172 metros
A produtora:
O casal Flávio Ruiz Pequini e Maria Aparecida Fernandes Pires Ruiz viram nas terras do Cerrado Mineiro, em 1981, a oportunidade de prosperarem com algo que sempre fez o coração bater mais forte: a agricultura. Cuidar da terra, vê-la frutificar e participar de seus ciclos sempre motivou o casal e guiou seus passos quando decidiram sair do estado de São Paulo para a nova fronteira agrícola que se abria na região do Cerrado Mineiro. Nessa época, o café já se despontava como algo promissor, mas só começou a fazer parte da vida do casal em 1989 pois, até então, cultivavam lavoura banca. Com o passar do tempo e com domínio cada vez maior das técnicas de plantio, pós-colheita e processos, a qualidade do café aumentava e sinalizava para Flávio e Maria Aparecida que a cafeicultura era um caminho certeiro. Tiveram dois filhos - Érika e Emanoel. Com o falecimento de Flávio, a família reorganizou a rota da propriedade que passou a ser liderada por Maria Aparecida. Mulher determinada, ela continuou a trilha da busca pela qualidade como meio de valorização e reconhecimento do trabalho dedicado e da paixão de sua família pela cafeicultura. Atualmente, junto com seus dois filhos, eles têm investido em novas técnicas para o alcance de um desejo de uma produção mais responsável, através de plantio de cobertura do solo na entrelinha do café, plantio de mudas, polinização com abelhas na florada e a construção de uma biofábrica para a produção de insumos biológicos para utilização na lavoura. Sobre o futuro, Maria Aparecida, mãe e líder do grupo Cafeer, vislumbra a aliança da tecnologia com a natureza, favorecendo a conservação e preservação dos elementos primordiais para uma produtividade crescente, mas, antes de tudo, consciente de seu papel.
A região:
A Região do Cerrado Mineiro é uma origem de produção de cafés de alta qualidade reconhecida mundialmente, sendo a primeira "Denominação de Origem" no Brasil, localizada no noroeste do estado de Minas Gerais. É uma origem produtora de cafés que nasceu e se desenvolveu por meio da diversidade e unidade, do pioneirismo e empreendedorismo. As plantações de café são cultivadas em áreas com altitudes variando entre 800 metros e 1300 metros, resultando em cafés de alta qualidade com uma identidade única. A Região do Cerrado Mineiro compreende 55 municípios, conta com 4.500 produtores, produz em média 6 milhões de sacas anualmente, a área de produção totaliza 234 mil hectares e a área certificada totaliza 102 mil hectares.