Em tempo de férias de verão, nada mais gostoso do que deixar o café levá-lo a visitar lugares que fizeram e fazem parte da história do café brasileiro.
Como você sabe, desde os tempos imemoriais, o café é expressão de crescimento e avanço econômico. Regiões se desenvolveram, cidades nasceram e cresceram a partir da cafeicultura.
Hoje, a história, os encantos e por que não dizer, o sabor do café é motivo de lazer em vários roteiros turísticos pelas terras do café.
Os tempos áureos do café estão eternizados em cantos e recantos que hoje fazem parte do turismo cujos roteiros repletos de encantos podem contemplar visitas e estadias em fazendas históricas do século XVIII, cidades cujo desenvolvimento se deu a partir da cafeicultura, rotas percorridas pelo café da lavoura ao porto, personagens que dialogam com o crescimento da cafeicultura e curiosidades.
Os apreciadores de café e da história do Brasil podem conhecer do plantio ao sabor do café na xícara e se encantar com séculos de trabalho para que hoje possamos degustar um delicioso café Gourmet, quer de uma só espécie, quer em um blend que unem sabores que se completam.
ClubeCafé, pensando em contribuir com o lazer e o saborear de cafés especiais, buscou opções de turismo cujo café é o tema desenvolvido. Os roteiros, denominados Rota do Café, estão disponíveis em vários estados nos quais o plantio do café teve e tem significativo papel no desenvolvimento econômico brasileiro.

Em terras paulistas, o destaque de um fim de semana de lazer e história na é a cidade litorânea de Santos. O centro histórico oferece o conhecer da exuberância do café nos tempos do império e início da republica em um passeio de bonde, um rico exemplar italiano de 1958, que ao percorrer o centro da cidade evidência os prédios importantes para a venda e escoamento da produção cafeeira.

Na rua XV de novembro, antiga Wall Street brasileira, a Bolsa Oficial do Café, hoje Museu do Café é parada obrigatória, de lá, após o saborear de um gostoso café, a história fica à disposição na Rua do Comércio com visita obrigatória a Casa de Frontaria Azulejada, cuja concepção arquitetônica fica por conta da abertura em U que facilitava o processo de carga e descarga das mercadorias do Porto de Santos e a primeira estação de trem do estado de São Paulo (1867), a Estação Valongo, que recebia o carregamento de café vindo do interior para ser enviado à Europa pelo Porto de Santos.

Andando mais pouco, na rua Gonçalves Dias, temos o Rei do Café, torrefação e moagem com mais de 100 anos, que ainda utiliza a torrefação manual com lenha de eucalipto. Ali, além da uma cafeteria que oferece cafés especiais, há uma loja que oferece cafés gourmet e tradicionais para você comprar e saborear em casa junto aos amigos.

Saindo do centro histórico, nada melhor que seguir para o Porto de Santos, e visitar no caminho a Pinacoteca de Santos, que homenageia o ilustre personagem litorâneo Benedito Calixto, artista que muito contribuiu para o registro da cafeicultura em belas obras de arte. A pinacoteca está instalada na antiga residência de Francisco da Costa Pires, exportador de café. O prédio data de 1908, época da expansão da cidade, por conta do enriquecimento trazido pelo comércio de café.

No Porto de Santos, o Museu do Porto é um momento de tranquilidade depois de longa caminhada. Ali, em seu belo jardim, você pode fazer uma parada e descansar para depois seguir em frente e na praia admirar a vista da orla atlântica coroando o final do dia. O museu fica na avenida Conselheiro Rodrigues Alves, S/N e é parte do Complexo Cultural do Porto de Santos.
O passeio, transbordou aroma, prazer e conhecimento. Agora e voltar para casa trazendo imagens significativas e alguns pacotes de café Gourmet nas malas.
ClubeCafé espera que este roteiro lhe proporcione um fim de semana com a presença marcante de sua majestade o Café, com seu sabor e aroma a história do engrandecimento que sua cultura proporcionou em terras paulistas.
Para terminar com chave de ouro, uma xícara fumegante de café 100% arábica, que só o ClubeCafé, oferece a você.

CADASTRE - SE NA NOSSA NEWSLETTER