O café que apresentamos esse mês é da variedade Bourbon Amarelo, método de processamento natural, safra 2024/2025 do produtor José Wagner Ribeiro Junqueira. Possui sabor frutado, pêssego em caldas, caramelo, doçura intensa, ótimo corpo, acidez cítrica equilibrada e finalização persistente. Pontuação final com base em laudo emitido por um licensed Q-Grader - 88 pontos.
Fazenda: Serra das Três Barras
Município: Carmo de Minas - MG
Altitude média: 1200 metros
A fazenda Serra das Três Barras tem origem na divisão da bicentenária “Fazenda das Três Barras”, tradicionalmente consagrada pela sua produção de cafés de finíssima qualidade. A área onde o café foi produzido pertence hoje ao produtor José Wagner Ribeiro Junqueira que compõe um grupo familiar, juntamente com seus três filtros (Kleber, Ralph e Herbert de Castro Junqueira) e pela esposa Margarida Maria de Castro Junqueira. A família possui uma área cultivada de 160 hectares de café, de variedades diversas, espalhada em seis propriedades pertencentes ao grupo que tem a renomada Fazenda Serra das Três Barras como sede principal, onde são processados e elaborados todos os cafés produzidos, com uma média anual em torno de 3500 sacas beneficiadas. Os cafezais da família são cultivados em terrenos férteis, com altitudes variáveis entre 1100 e 1450 metros de altitude, em relevo característico da Serra da Mantiqueira, temperatura amena durante todo o ano e índices pluviométricos entre 1700 e 2200 mm anuais, com estações muito bem definidas. Procurando desenvolver a cafeicultura, sua principal atividade, sempre em constante harmonia com a natureza, a família de José Wagner Ribeiro Junqueira procura por todos os meios preservar com rigor as áreas de matas nativas e os muitos mananciais existentes em suas propriedades. Vivendo quase que exclusivamente da atividade rural por oito gerações, a Fazenda Serra das Três Barras conta hoje com a colaboração de oito funcionários diretos e seus familiares e ainda com o serviço de outros trinta trabalhadores nas épocas de colheita, quando a demanda por mão de obra é maior.
A região da Mantiqueira de Minas está localizada na face mineira da Serra da Mantiqueira, no sul do estado de Minas Gerais. É composta por produtores que, na sua maioria, são proprietários de pequenas propriedades localizadas nas encostas das montanhas, onde a história da região é contada nas paredes repletas de quadros e lembranças históricas. A origem se diferencia pelas características únicas do território e, principalmente, pelo trabalho cuidadoso que vem sendo realizado pelos produtores. Nas plantações, a colheita é feita manualmente em lavouras novas e em áreas com declive acentuado e semi-mecanizada com a utilização de derriçadeira motorizada manual e colheitadeiras automotrizes em áreas com menor declive, sempre em busca dos melhores e mais maduros frutos. Possui aproximadamente 8.000 produtores, sendo que 83% são pequenos produtores. A área em produção é de 54.500 hectares, produzindo anualmente em média 1.100.000 sacas de 60kg.